19 de fev. de 2009

Conhecimento

Conhecimento
1.1. O conhecimento da Palavra de Deus é muito importante para o crescimento da vida espiritual tanto do novo convertido como para aquele que já ouviu e aceitou o nome de Jesus. Na verdade, o verdadeiro conhecimento de Deus vem de sua palavra. E quem não lê Sua palavra, como poderá conhecer e saber de Sua vontade? “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento (...)”. Pv.1.7. Portanto, os servos fiéis têm que buscar e se alimentar da sabedoria de Deus, pois como diz a Sua palavra, a bíblia nos serve de alimento espiritual por que: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” Mt.4.4. “Achando-se as tuas palavras logo as comi, e tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração (...)”. Jr.15.16.
A Bíblia toda foi feita por homens, mas eles foram inspirados pelo Espírito Santo de Deus e é por isso que se fala que a Bíblia é Deus falando conosco: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”. 2Tm.3.16. “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”. Sl.119.105.
A Bíblia é a fonte de toda sabedoria de Deus, e o seu estudo é muito valioso para o entendimento de toda a beleza que existe e os motivos de tudo que ocorre na Terra. Ela deve ser lida diariamente e estudada em todo o tempo, “Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. Sl1.2. Pois pense bem: Você tem 24 horas durante o dia e com esse tempo você se ocupa muitas vezes com televisão, conversas com amigos, ligações, dorme, come, toma banho... enfim, faz várias coisas. Mas você tira pelo menos 1 hora dos seus afazeres para ouvir Deus falar através de Sua Palavra? Você pode ver que tem tempo para todas as coisas do mundo, mas negligência a coisa mais importante de todas elas, que é a comunhão com Deus e o Seu conhecimento através da Sagrada Escritura.


Vamos fazer um teste:

Você sabe que significa a palavra Bíblia? E de quantos livros ela é formada? Como está dividida? Em quantas línguas ela foi escrita? Se você leu estas perguntas e soube responder todas elas, é sinal de que teve o interesse de saber como foi formado esse precioso livro. Mas se não, agora é à hora de aprender e mudar os velhos hábitos, pois “(...) as coisas velhas se passaram; eis que tudo se fez novo”. 2Co.5.17 .
A palavra Bíblia quer dizer “livros”. Chama-se assim por que dentro da Bíblia há vários livros. A Bíblia foi escrita em dois idiomas, tais como o hebraico e grego, mas alguns estudos afirmam também que no novo testamento, foi usado o aramaico, que era a língua falada por Jesus. Mas de acordo com o Discipulado, da Casa Publicadora das Assembléias de Deus, pg. 5, livro do Mestre, a Bíblia foi traduzida do hebraico e grego.
A tradução principal e mais utilizada da Bíblia no Brasil é a de João Ferreira de Almeida. Hoje há outras traduções da Bíblia com base na de Ferreira de Almeida, que são as traduções atualizadas.
A Bíblia é divida em 2 partes: Antigo Testamento AT e Novo Testamento NT. Ao todo são 66 livros existentes na Bíblia, sendo 39 do AT e 27 do NT.


O AT é dividido da seguinte maneira:


 Pentateuco: 5 livros
Gênesi- Gn
Êxodo- Êx
Levítico- Lv
Números- Nm
Deuteronômio- Dt

 Livros Históricos: 12 livros
Josué- Js
Juízes- Jz
Rute- Rt
1Samuel- 1Sm
2Samuel- 2Sm
1Reis- 1Rs
2Reis- 2Rs
1Crônicas- 1Cr
2Crônicas- 2Cr
Esdras- Ed
Neemias- Ne
Ester- Et

 Livros Poéticos: 5 livros
Jó- Jó
Salmos- Sl
Provérbios- Pv
Eclesiastes- Ec
Cantares de Salomão- Ct

 Livros dos Profetas Maiores: 5 livros
Isaías- Is
Jeremias- Jr
Lamentações- Lm
Ezequiel- Ez
Daniel- Dn
 Livros dos Profetas menores: 12 livros
Ageu- Ag
Amós- Am
Habacuque- Hc
Jonas- Jn
Joel- Jl
Malaquias- Ml
Miquéias- Mq
Naum- Na
Obadias- Ob
Oséias- Os
Sofonias- Sf
Zacarias- Zc

Como se pode ser observado, nós somente podemos dizer que conhecemos a Bíblia a partir do momento que sabemos como é feita a sua divisão e de como são compostos os seus livros.
Ainda sobre os livros do AT, é importante destacar alguns aspectos para facilitar a leitura, tais como, de acordo com o discipulado da Assembléia de Deus de Imperatriz (http://universobiblico.com.br/assembleia/estudosbiblicos/arvore_do_conhecimento.htm) e Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal:
1. Pentateuco Livros da Lei ou Torá contêm cinco livros:
Gênesis - Esse livro fala do princípio da criação do mundo, de como Deus formou a Terra e o Homem para adorá-lo. O Homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, não em matéria pois Deus é espírito, mas à semelhança de Sua glória, caráter, amor, perdão, bondade, fidelidade. Como a palavra bem indica, é o livro dos princípios: do céu e da terra, das ilhas e dos mares, dos animais e do homem. Com Abraão, temos o começo de uma raça, um povo, uma revelação divina particular, e finalmente uma igreja.
Êxodo - Relata o povo de Deus escravizado no Egito e a grande libertação divina, usando a instrumentalidade de Moisés. Foi nessa época que Israel foi transformada em Nação. Mostra-se também a importância da liderança, pois através do líder Moisés, através do qual o povo foi liberto do cativeiro que vivia. Deus usa Seus líderes para guiar Seu povo e do trabalho em equipe.
Levítico - Leis acerca de moralidade, limpeza, alimento, sacrifícios, etc.
Números - Relata a peregrinação de Israel, quarenta anos pelo deserto.
Deuteronômio - Repetição das leis.
2. Livros Históricos, doze livros:
Josué - Trata da conquista de Canaã. O milagre da passagem do rio Jordão, a queda das muralhas de Jericó, a vitória sobre as sete nações Cananéias, a divisão da terra prometida e, finalmente, a morte de Josué com cento e dez anos.
Juízes - Várias libertações através dos quinze juízes.
Rute - A linda história de Rute, uma ascendente de Davi e de Jesus Cristo.
I e II Samuel - Relatam a história de Samuel, da implantação da monarquia, sendo Saul o
primeiro rei ungido por Samuel. Samuel como o último juiz e a história de Davi.
I e II Reis - Relatam a edificação do Templo de Jerusalém, a divisão do reino. Ministério de Elias e Eliseu. Ainda em II Reis está relatado o cativeiro do Reino do Norte pelos exércitos assírios, e do Sul com o poderio Caldeu de Nabucodonosor.
I e II Crônicas - Registram os reinados de Davi, Salomão e dos reis de Judá até a época do cativeiro babilônico.
Esdras - Relata o retorno de Judá do cativeiro babilônico com Zorobabel e a reconstrução do templo de Jerusalém.
Neemias - Relata historia da reedificação das muralhas de Jerusalém.
Ester - Relata a libertação dos judeus por Ester e o estabelecimento da festa de Purim.

3. Livros Poéticos, cinco livros:
Jó - Sofrimento, paciência e libertação de Jó.
Salmos - Cânticos espirituais, proclamações, poemas e orações.
Provérbios - Dissertações sobre sabedoria, temperança, justiça, etc.
Eclesiastes - Reflexões sobre a vida, deveres e obrigações perante Deus.
Cântico dos cânticos - Descreve o amor de Salomão pela jovem sulamita.

4. Profetas Maiores, cinco livros:
Isaías - Muitas profecias messiânicas, é considerado o profeta da redenção. O livro contém maldições pronunciadas sobre as nações pecadoras.
Jeremias - Tem por tema a reincidência, o cativeiro e a restauração dos judeus. Jeremias é considerado o profeta chorão.
Lamentações - Clamores de Jeremias, lamentando as aflições de Israel.
Ezequiel - Um livro que contém muitas metáforas para descrever a condição, exaltação e a glória futura do povo de Deus.
Daniel - Visões apocalípticas.

5. Profetas Menores, doze livros:
Oséias - Relata a apostasia de Israel caracterizada como adultério espiritual. Contém muitas metáforas que descrevem os pecados do povo.
Joel - Descreve o arrependimento de Judá e as bênçãos. "O dia do Senhor" é enfatizado como um dia de juízo e também de benção.
Amós - Através de visões o profeta reformador denuncia o egoísmo e o pecado.
Obadias - A condenação de Edom e a libertação de Israel.
Jonas - Relata a história de Jonas, o missionário que relutou para levar a mensagem de Deus à cidade de Nínive. O mais bem sucedido dentre os profetas. Um dos profetas que pregou o arrependimento do povo. O povo arrependeu-se e o profeta ficou triste e desejou a morte.
Miquéias - Condição moral de Israel e Judá. Também prediz o estabelecimento do reino messiânico.
Naum - A destruição de Nínive e libertação de Judá da opressão Assíria.
Habacuque - O grande questionamento do profeta a Deus. Como pode Deus justo permitir que uma nação pecadora oprima Israel. Contém uma das mais belas orações da Bíblia.
Sofonias - Ameaças e visão da gloria futura de Israel.
Ageu - Repreende o povo por negligenciar a construção do segundo templo e promete a volta da gloria de Deus.
Zacarias - Através de visões, profetiza o triunfo final do reino de Deus. Ageu ajudou a animar os judeus a reconstruírem o templo. Foi contemporâneo de Ageu.
Malaquias - Descrições que mostram a necessidade de reformas antes da vinda do Messias.

O NT é composto também de 5 divisões tais como: total de 27 livros

 Evangelhos: 4
Mateus-Mt
Marcos- Mc
Lucas- Lc
João- Jo

 Livro Histórico: 1
Atos dos Apóstolos- At

 Epístolas de Paulo: 13
Romanos- Rm
I Coríntios- I Co
II Coríntios- II Co
Gálatas- Gl
Efésios- Ef
Filipenses- Fp
Colossenses- Cl
I Tessalonicenses- I Ts
II Tessalonicenses- II Ts
I Timóteo- I Tm
II Timóteo- II Tm
Tito- Tt
Filemom- Fm

 Epístolas Gerais: 8
Hebreus- Hb
Tiago- Tg
I Pedro- I Pe
II Pedro- II Pe
I João- I Jo
II João- II Jo
III João- III Jo
Judas- Jd

 Livro Profético: 1
 Apocalipse- Ap
Há um fato que leva a essa divisão da Bíblia em AT e NT. Entre um livro e outro, Deus passou por aproximadamente 400 anos sem falar com seu povo através dos profetas. Se observarmos, no AT Deus falava com o homem de diversas maneiras, tais como nuvens, fogo...
Muitas foram às promessas e profecias da vinda do Messias Jesus no AT e depois dos 400 anos do silêncio de Deus, a profecia se concretizou, pois assim diz a Palavra de Deus: “E eu era como um cordeiro, como um boi que levam à matança (...)”. Jr.11.19. “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca”. Is.53.7. No NT essa profecia foi concretizada, pois assim diz a Palavra de Deus: “E, sendo acusado pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu.” Mt.27.12. E outras promessas e profecias da parte de Jesus foram feitas no NT, assim diz a Palavra do Senhor: “(...) Virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” Jo. 14.3. “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clamor de trombetas, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus” Mt 24.30-31. Além de muitas outras promessas, profecias e maravilhas da parte de Deus, do Seu filho Jesus e do Espírito Santo, que se apresentam no Novo Testamento.
A trajetória de Jesus no Novo Testamento, em resumidas palavras, inicia-se com o seu nascimento, posteriormente vem à pregação do Evangelho, Sua crucificação e ressurreição ao 3º dia, além de muitas coisas feitas pelos apóstolos.
Por ser a segunda parte da Bíblia (assim considerada), ela é formada de menos livros comparado com a primeira parte. O NT fala das boas novas de Cristo e da Salvação pela Graça, pois assim diz a Palavra de Deus: “Porque pela graça sois salvos; e isto não vem de vós, é dom de Deus”. Ef.2.8.
É de grande importância que nós como cristãos, tenhamos o compromisso de ler atentamente o Novo Testamento, pois nele há grandes ensinamentos e revelações da parte de Jesus para nós, Seus seguidores. Para um melhor entendimento da Palavra de Deus, é bom que nós começássemos a ler a Bíblia pelo NT, seguindo a ordem abaixo, para depois começarmos a ler o AT. É claro que você pode começar a ler a sua bíblia por onde quiser. Você é livre para isso. Mas lembre-se sempre de pedir o discernimento do Espírito Santo de Deus para entender o que Deus fala em Sua Palavra. Procure sempre memorizar capítulos e versículos, anotando-os e grifando-os. Deus não quer que sejamos meros ouvintes de Sua Palavra, mas que sejamos cumpridores, pois assim diz a Palavra de Deus: “Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados”. Rm.2.13.
No Pilar do Conhecimento há ainda muito que aprender e em Nome de Jesus, nós como irmãos em Cristo, iremos juntos aprender e ensinar, tentando através do Espírito Santo, compreender a Palavra de Deus.
Atenção para uma breve explicação sobre a divisão do NT:

1. Mateus, Marcos, Lucas e João. Manifestação do Evangelho.
A questão central são os feitos de Jesus Cristo, o filho de Deus, na terra. Como ocorreu o Seu Ministério e como foram transmitidos os Seus ensinamentos.
2. Histórico: Atos dos Apóstolos.
Propagação do Evangelho. Trata dos resultados da morte e da ressurreição de Cristo, com a propagação das "Boas Novas" por impulso e liderança do Espírito Santo, começando em Jerusalém, Judéia, Samaria e ate os confins da terra.
3. Epístolas: O que são as Epístolas? São cartas, mensagens escritas e assinadas.
Epístolas Paulinas:
Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito, Filemom.
4. Epístolas gerais:
Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João, Judas. Explicação do Evangelho.
As explicações e os conselhos dados pelos apóstolos as igrejas cristãs, ainda no berço, onde são fixadas as doutrinas que devem ser cridas e vividas pelos cristãos de todos os séculos.
5. Profético:
Apocalipse - Revelação, Consumação e Juízo de Deus. Um novo Céu e uma nova Terra.

0 comentários: